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Aprenda montar um lanche escolar saudável

Salgadinhos e doces já prontos são os alimentos mais práticos e modernos na hora de montar a lancheira das crianças. No entanto, por serem ricas em gorduras saturadas, sódio, açúcar, conservantes químicos e pobres em vitaminas e minerais, essas guloseimas podem acarretar problemas à saúde dos pequenos.

Nas escolas as crianças têm um momento de parar as atividades e repor as energias, e uma alimentação saudável é fundamental. Os vilões da merenda estão sempre por perto. Corantes, açúcares e gordura saturada não ajudam no desenvolvimento infantil. Mas evitar estas guloseimas é um hábito que vem de casa.

A alimentação saudável é muito importante porque ajuda na concentração e desenvolvimento da memória da criança. Ajuda também a evitar fadiga durante o dia diante das atividades, inclusive de esportes, que a escola oferece. “É uma fase de intenso desenvolvimento celular”, destaca a nutricionista Caroline Lameirinhas. “A criança está em profundo desenvolvimento, e se não se tratar agora de nutrir este corpo de vitaminas e sais minerais, o corpo vai cobrar isto pelo resto da vida.”

A nutricionista lembra que um bom hábito alimentar tem que começar em casa.

Existem opções de lanches rápidos e saudáveis.

A especialista aconselha aos pais a separar um horário no domingo para preparar com os filhos o lanche da semana, como sanduíches com queijo, patê ou peito de peru que podem ficar armazenados na geladeira para os dias da semana. Sucos de caixinha e frutas complementam a refeição escolar. Sucos de frutas como manga e pêssego podem ser preparados com antecedência. “Os cítricos, como laranja e limão, oxidam muito rápido, precisam ser feitos na hora”, recomenda.

Se a merenda voltar para casa sem ter sido consumida pela criança, os pais devem procurar testar o paladar infantil. “É bom todo dia colocar um pedacinho daquele alimento de forma isolada para ela sentir o sabor e com isso ela comece a gostar”, explica Caroline. Dar um pedacinho de cenoura todo dia durante uma semana, depois fazer o mesmo com alface, são conselhos da nutricionista que ajudam a aprimorar o paladar dos filhos.

A nutricionista aconselha os pais a forçarem os filhos a comer comida saudável. “Se você trocar o almoço por um lanche muito incrementado, ela vai querer trocar todo dia.”

Opções
É necessário e fácil a substituição dos alimentos gordurosos por opções mais saudáveis. Na hora do preparo do lanche escolar, prefira colocar alimentos saudáveis, atrativos às crianças e que irão fazer a diferença no desenvolvimento físico e mental, como barra de cereais, cookies, bolos e tortas integrais sem recheios cremosos, sanduíches com pães integrais recheados com proteínas magras como queijos, peito de peru, atum. Outra dica são os sucos naturais que auxiliam na hidratação e são riquíssimos em vitaminas e fibras, essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Hoje, existem opções de lanches rápidos e saudáveis. Os alimentos devem ser bem acondicionados e as lancheiras devem ser térmicas para garantir a máxima qualidade e conservação dos mesmos.

Confira alguns:
– Sanduíche de pão integral com patê de ricota com cenoura e salsinha + suco de uva
– Iogurte de frutas com baixo teor de gordura + cookies integrais
– Leite achocolatado de soja + barra de cereais
– Maçã desidratada + nozes + torrada integral + queijo pasteurizado
– Torta de legumes + suco de laranja
– Bolo de chocolate com aveia + água de coco

Categories: Novidades
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